Agricultura borborema_09

Published on agosto 28th, 2015 | by Comunicação

Prefeitura de Borborema segue realizando Cadastro Rural gratuito

Segundo Lucas, já foram realizados em torno de 400 cadastros em Borborema, mas esse número tende a subir, já que a procura é oscilada entre prazo de entrega do cadastro e o conhecimento sobre o assunto do proprietário.

Departamento de Comunicação.

A Prefeitura do Município de Borborema, através do Departamento de Agricultura e Abastecimento, está realizando, gratuitamente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O convênio firmado com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente garante aos proprietários de áreas de até quatro módulos fiscais, ou seja, até 64 hectares, ou 26 alqueires a gratuidade do cadastro pela prefeitura de Borborema, desde que esteja dentro da expansão territorial. Proprietários de imóveis rurais com tamanho superior a 64 hectares devem procurar o Departamento de Agricultura e Abastecimento, com Lucas Tombi Scaramuzza para orientações.

O CAR é um sistema eletrônico de cadastro com informações de responsabilidade do proprietário rural que integra o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), este composto de informações de dados básicos da propriedade ou posse rural, tais como endereço, área total, rios, nascentes, área de preservação ambiental, reserva legal, área de produção, benfeitorias, entre outros. São informações cadastradas que facilitarão as adequações necessárias ao novo Código Florestal.

“Como houve o aditamento no prazo, alguns deixam para a última hora, em outros casos, proprietários ainda estão tomando conhecimento e procuram o departamento para saber qual procedimento devem tomar. O trabalho é simples, mas é necessário técnicas para lidar com o sistema e a presença do proprietário para delimitar a área de sua propriedade”, finalizou Scaramuzza.

Serviço.

O cadastro é realizado gratuitamente pela prefeitura para proprietários que se enquadram dentro de quatro módulos fiscais (64 ha), localizados no município, efetivando as inscrições no Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo (SICAR/SP). Informações e dúvidas, com Lucas Tombi Scaramuzza, com agendamento prévio, no prédio da Prefeitura Municipal, na Praça José Augusto Perotta, Palácio 21 de Março. Fone: 3266-9200 – ramal 9224.

« Outubro 2018 »