Datas Comemorativas borborema_14

Published on setembro 11th, 2015 | by Comunicação

Escolas e entidades de Borborema comemoram o Dia da Proclamação da Independência do Brasil

Escolas estaduais, municipais e entidades de Borborema comemoraram a Semana da Pátria com a organização do Departamento de Cultura e apoio da Secretaria da Educação.

Departamento de Comunicação.

A programação teve início no dia 31 de agosto com cronograma cívico na Escola Estadual Manoel Silveira Bueno com a participação de todas as salas do período da manhã. No dia 01 de setembro a comemoração cívica foi na Escola Estadual Leonilda Lopes Biasotto com a participação das salas do período da manhã, da Associação Jacy Pinheiro e da APAE José Antonio de Martin.

Com a participação do CER Dr. Horácio Alves Pereira, no dia 02, as comemorações cívicas aconteceram na EMEIF Professora Ana Rosa e no dia 03 na Escola Estadual Dom Gastão Liberal Pinto.

Dando encerramento nas festividades cívicas, os organizadores convidaram autoridades, no dia 04 de setembro, para participarem do evento em frente ao Palácio 21 de Março (Prefeitura Municipal) que se iniciou às 8h00 com solenidade apresentada pelo servidor municipal Milton João Vintecinco e participação de alunos das escolas, associações e entidades de Borborema.

O Dia da Pátria.

Segundo o site Wikipédia, o Dia da Pátria, também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro, é um feriado nacional da pátria brasileira celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

Porque comemoramos este dia?

A Semana da Pátria é um momento dedicado a homenagear as pessoas que participaram do processo de independência do Brasil.

Com atividades cívicas nas escolas e nas cidades, a população relembra o dia 7 de setembro de 1822 quando, às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, o príncipe D. Pedro I, autoridade máxima do país na época, disse a famosa frase: “Independência ou morte”, para que o rei de Portugal não mandasse mais no Brasil.

A comemoração máxima dessa semana acontece com os atos cívicos do dia 7 de setembro, quando militares, estudantes e entidades saem às ruas para demonstrarem o respeito à pátria.

« Abril 2018 »