Informações Posse dos Conselheiros

Published on janeiro 16th, 2016 | by Comunicação

CERIMÔNIAS DE DIPLOMAÇÃO E POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

REALIZADAS CERIMÔNIAS DE DIPLOMAÇÃO E POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES DE BORBOREMA

No último final de semana o Conselho Tutelar de Borborema iniciou uma nova fase com a diplomação e posse dos conselheiros eleitos no dia 04 de outubro de 2015. De acordo com a legislação atual, o mandato será de quatro anos, encerrando-se em janeiro de 2020.

Para formalizar a transição, foram organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Borborema (CMDCA), duas cerimônias que foram acompanhadas por autoridades, familiares e demais convidados.

Na sexta-feira (08/01), no anfiteatro da Prefeitura Municipal, os conselheiros eleitos foram diplomados, constando no documento a data da sua eleição e o total de votos conquistados por cada um deles. Estiveram presentes e fizeram o uso da palavra o presidente do CMDCA, Cícero José Cerqueira Leite, o procurador jurídico municipal, Dr. Emerson Betim, o vereador Renato Rovilei Fabre, o prefeito Virgilio do Amaral Filho, a promotora de justiça, Drª Débora Bertolini Ferreira Simonetti e, o juiz de direito, Dr. Felipe Esmanhoto Mateo.

As crianças fizeram parte do evento com canções, danças e leitura de um texto que comprova que elas podem muito, basta os adultos acreditarem. E, como foi dito, “uma vez conselheiro, sempre conselheiro”, durante a cerimônia, os ex-conselheiros foram homenageados e tiveram a função de passar aos eleitos a missão que lhes foi confiada, entregando-lhes os diplomas.

No domingo (10/01), como previsto no edital, deu-se a posse dos conselheiros, na sede do próprio conselho tutelar e as chaves do local foram entregues pelo presidente do CMDCA.

Desde a última segunda-feira (11/01), eles já passaram a atuar atendendo a população. Sua função é a de agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais ou em razão de sua própria conduta.

Agradecemos a todos que tornaram possível a realização desses eventos, principalmente a Drª Débora que nos acompanhou nos últimos meses, no processo de seleção e escolha dos conselheiros e aos pais das crianças que permitiram que elas abrilhantassem a cerimônia de diplomação.

Nosso eterno agradecimento.

Valdirene Carvalho