COMO EVITAR AEDES AEGYPTI EM SÍTIOS
Veterinário de Mogi ensina como evitar Aedes aegypti em sítios
Agricultor recorreu a peixes que comem larvas em tanque de irrigação.
Coordenador do núcleo de combate à dengue visitou propriedade.
A chuva constante aumenta a possibilidade de água ficar acumulada em algum recipiente e este é o ambiente perfeito para a reprodução do Aedes aegypti. Nos sítios, também é preciso ter cuidado com os locais que podem virar criadouros.
O agricultor José Vieira tomou várias providências, incluindo a proteção das janelas. Ele colocou ao menos quatro telas. Tudo para evitar que o mosquito da dengue encontre um esconderijo dentro de casa. Além desse cuidado, o agricultor também procura limpar o sítio pelo menos quatro vezes por semana e circula pelo quintal e pelas plantações para ver se não tem nada acumulando água.
No tanque de irrigação ele cria peixes. “Para comer as larvas do mosquito. Esse mosquito é perigoso e a gente nunca sabe qual está criando, então tem que evitar de criar ele, né?”, diz.
O veterinário Jefferson Renan Leite, coordenador do Núcleo de Combate à Dengue em Mogi, esteve no sítio de José. Ele ficou preocupado com uma bicicleta bem ao lado do tanque de irrigação. “Brinquedos, eles são de plástico, cheio de reentrâncias e acumulam água. Pequenas quantidades de água já são suficientes para o mosquito vir e virar um criadouro”, explica.
José concorda. “É que esse brinquedo está há poucos dias aí e não choveu. Ele tem razão. Se tivesse chovido estava cheio de água sim”, conta.
Além disso, para quem tem sítio, alguns outros cuidados são importantes:
- a tampa da caixa d´água tem que estar fechada;
- é sempre bom lembrar de remover folhas das calhas pra evitar que a água fique parada;
- olhe sempre se tem água parada em lajes e varandas;
- trate com cloro a água da piscina; nas que estiverem fora de uso, o ideal é cobrir com lonas;
- não acumule pneus;
- acondicione bem o lixo , principalmente garrafas e latinhas.
O veterinário ainda dá outras orientações. “Na plantação, pouco provável que o mosquito vai ter sorte ali de se procriar, mas no entorno da casa, né, são pequenos reservatórios, às vezes um material esquecido, uma lona que está lá dobrada cheia d´água, uma caixa d´água com a tampa desnivelada. Então a gente precisa tomar cuidado com esses pequenos detalhes que acabam se tornando criadouros do mosquito”, detalha Jefferson.
Fonte:
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano com informações da TV Diário 27/12/2016, 08:40.