Saúde Turma Formada Cefor

Published on agosto 1st, 2017 | by Comunicação

Agentes Comunitários de Saúde concluem curso de Formação

O Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS de Araraquara – CEFOR Araraquara (ETSUS SP – Araraquara) concluiu, no último dia 18, o Curso de Qualificação Profissional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) – Etapa Formativa I, das Classes Descentralizadas de Borborema, realizado em parceria com o município de Ibitinga. Nesta fase, 24 alunos receberam o certificado de conclusão.

Com duração de 400 horas, o curso foi dividido em 200 horas de aulas teóricas e 200 horas de prática profissional. O objetivo era habilitar os Agentes que já atuam na área, mas sem formação profissional, para o fortalecimento dos trabalhos, focalizando a melhoria das condições de saúde da população local.

Capacitados, os trabalhadores estarão preparados para desenvolver suas atividades em consonância com a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) ou no Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS). Ao todo, 4.713 agentes comunitários de saúde já foram formados pela Escola.

O curso foi ministrado pelas docentes da teoria e da prática Mônia Regina Lopes e Melissa Boa Sorte, também coordenadora local, além de Giovanna Teixeira Zilda Vela, docente da prática profissional.

A cerimônia de formatura contou com a presença do diretor administrativo da Escola de Araraquara, Lucas Masteguin; da coordenadora pedagógica do curso, Marisa de Fátima Cardozo Albino, e de autoridades da cidade de Borborema, como o prefeito, Vladimir Antonio Adabo; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Antonio Rodrigues, e demais vereadores e secretários municipais.

O Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS de Araraquara abrange 192 municípios, divididos em cinco regiões de saúde (Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), tendo como missão promover e realizar a educação profissional técnica de nível médio, com humanização e competência, na perspectiva da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte:
Ministério da Saúde