Meio Ambiente drenagem

Published on outubro 16th, 2017 | by Comunicação

A Importância das Obras de Drenagem

A importância de um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas torna-se mais clara para a população das cidades na medida em que se acumulam os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos.

Não se deve esquecer que grande parte dos efeitos prejudiciais das chuvas deve-se à ação do homem. A ocupação desordenada de áreas urbanas e a consequente cobertura de grandes áreas, tornando-as impermeáveis, ocasionam redução de infiltração das chuvas no solo.

A lavagem de superfícies urbanizadas acarreta aumento de carga de poluentes em rios e lagos, além de facilitar a veiculação de doenças como leptospirose e dengue, entre outras.

A cobertura do solo também provoca erosão, reduzindo sua qualidade, tornando-os mais pobres e até mesmo impróprios para a agricultura.

Durante todo o período de 2017, a Prefeitura Municipal tem realizado reuniões com os novos loteadores do município a fim de definir e esclarecer as técnicas de obras de drenagem que os mesmo implantaram nos loteamentos.

« Novembro 2017 »