Cidade Sem título

Published on julho 16th, 2018 | by pessoal

Queimada Urbana é Crime!

Devido ao atual período de estiagem, a Prefeitura Municipal, através do seu Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a Usina Santa Isabel e a equipe do Corpo de Bombeiros local, está realizando uma campanha contra as queimadas urbanas, alertando a população sobre os riscos e a penalidade de colocar fogo em terrenos, quintais e qualquer outro lugar a céu aberto, sendo a prática caracterizada como crime ambiental e sua penalidade prevista na Lei Municipal de 2538 de 30 de Julho de 2009.

Além da forma criminosa, as queimadas podem acontecer acidentalmente, como por exemplo, quando uma pessoa joga pontas de cigarros em terrenos baldios. Algumas pessoas também utilizam o fogo na queima de lixo doméstico e limpeza de lotes baldios, e com a seca e o vento, comuns nesta época do ano, as chamas se espalham causando danos ao meio ambiente e a saúde pública.
O fogo também acaba levando para dentro das residências, escorpiões, aranhas, ratos, cobras entre outras espécies, que fora do seu habitat natural, podem causar acidentes aos seres humanos. A fumaça e a fuligem também causam problemas, diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo principalmente, crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.

As atividades de conscientização já estão sendo realizadas e incluem reuniões entre os gestores, palestras nas escolas, distribuição de panfletos, entre outras.

A Prefeitura alerta sobre os riscos das queimadas e pede a colaboração da população com a preservação de nosso meio ambiente.

« Agosto 2018 »