ACESSIBILIDADE

História do Município

Tudo começou com a chegada do Major José Claudino do Nascimento e Nicolau Pizzolante, fundador e cofundador, respectivamente, ambos chegaram em 1870, à região ainda denominada de "sertão", a qual pertencia a Araraquara e, posteriormente ao município de Itápolis.

Em 12 de maio de 1902 surge o povoado de São Sebastião dos Fugidos, à beira do rio que cortava a região e levava o mesmo. A denominação foi mantida até meados de 1909, quando passou a ser chamada de Distrito de Borborema, nome atribuído graças a um amigo paraibano de Nicolau, influenciado pelo significado do tupi “por-poy-eyma” que significa lugar sem pessoas, deserto.

Em 19 de dezembro de 1925 passou a ser município, na época com 500 habitantes na sede municipal, mas somente foi instalado como tal, em 21 de março de 1926.

Borborema passou por um considerável crescimento, atingindo o seu auge na década de 1930, devido ao cultivo de algodão, chegando a ser uma das maiores potências da região central até a década de 1940. Nessa época, instalaram-se no município as usinas de beneficiamento Anderson Clayton, Usina Beatriz e a SANBRA, dando grande impulso ao desenvolvimento econômico, que em 1938 recebeu os trilhos da Estrada de Ferro Dourado, posterior Companhia Paulista de Estrada de Ferro, hoje FEPASA. A partir de 1941, com o declínio do algodão, as indústrias de beneficiamento retiraram-se do município, passando Borborema por grande decadência e êxodo de sua população. Somente voltou ao ritmo econômico normal a partir de 1948 com a cultura cafeeira.

Atualmente, Borborema tem seu desenvolvimento econômico ligado ao cultivo da cana-de-açúcar, amendoim, à indústria de bordado, e ao turismo. A cidade se autodenominou "Território dos Enxovais e Bordados" devido às suas lojas e fábricas do gênero, que atendem a inúmeros turistas, lojistas e sacoleiros. Aspira a tornar-se "Município de Interesse Turístico", e é uma das três cidades da Região de Governo de Araraquara reconhecidas pela Embratur como um polo de turismo, juntamente com Araraquara e Ibitinga.

Adjetivo pátrio: Borboremense
Denominação promocional: "Pérola Paulista"